quarta-feira, 9 de junho de 2010

Unha com "carne esponjosa"? NÃO DÁ PÉ.

Meninas (os)!!!
A muito tempo queria falar sobre isso. Na verdade é muito interessante ler sobre as cores de esmaltes da moda, a lixa mais bonita, usar ou não alicate,... Mas esquecemos o principal. Problemas que causamos a nós mesmas.
Você sabe realmente como se deve cortar as unhas? Quadradas ou redondas? Não importa e sim da forma certa.
Quando tinha,... acho que 18 anos. Trabalhava em um salão. Como eu era cabelereira não tinha tempo para tratar das unhas. Na verdade nunca tinha tirado a cutícula, só pintava, pois não achava necessidade porque era bem fininha. Mas a dona do salão me pertubava dizendo que eu tinha que tirar. OK, lá fui eu para meu pesadelo de 5 ANOS. A manicure na primeira vez que cortou as minhas unhas e assassinou minhas cutículas; me deixou com as 2 unhas(dedões)dos pés ENCRAVADAS. Quase matei ela, em 5 anos fiz 5 cirurgias, 3 no pé esquerdo e 2 no pé direito. Sendo que a última fechei com chave de ouro. Grávida de 8 MESES fui parar em um centro cirúrgico. URRANDO DE DOR. Brinco até hoje que a cirurgia valeu a pena porque o médico era um DEUS GREGO. Meninas, o que era aquilo? LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E além de LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO era hiper profissional e até hoje estou salva disso. Meu filho tem 11 anos!!!
Meu filho veio no início do ano das férias da casa do pai, adivinha com o que? Isso mesmo "CARNE ESPONJOSA". Todo choroso. Foi o pai que cortou a unha dele. rsrsrsrsr Sem noção. rsrsrsrs
Assim que cheguei em casa coloque os pés dele em água morna com sal grosso e limpei o local. Pedi orientação a uma amiga enfermeira. Ela me informou sobre uma pomada.
........sem palavras para descrever está pomada......... MILAGROSA.
Nome que nunca me esquecerei NEBACETIN.

Não vai usando medicamentos sem procurar um médico, pois eu já tinha estudado 5 anos sobre este problema, sei o que é um Granuloma Piogênico, vurgamente chamado de Carne Esponjosa e não sabia como tratar. Graças a ... não sei se posso colocar o nome da minha amiga. Salvou o meu filho e se vocês querem saber estou chorando de tanta felicidade e de poder compartilhar isso com vocês.
Vasculhando a Net achei essa matéria abaixo e queria que prestassem atenção.

Granuloma Piogênico
O que é?

Popularmente conhecido como "carne esponjosa", o granuloma piogênico é uma proliferação de vasos sanguíneos que forma uma lesão tumoral secundária a um traumatismo, como os provocados pelos alicates das manicures ou por uma unha encravada, sendo o canto das unhas a sua localização mais comum.

Manifestações clínicas
Frequentemente localizado nos dedos, o granuloma piogênico caracteriza-se por uma lesão tumoral, avermelhada ou arroxeada, úmida, de consistência mole e que sangra facilmente aos pequenos traumatismos.
O seu crescimento é rápido e o sangramento pode dar origem à formação de crostas escuras sobre a lesão. Geralmente acompanha-se de processo inflamatório local, com vermelhidão, inchaço e dor na pele ao redor da lesão.

Tratamento
O tratamento depende do tamanho da lesão. Lesões pequenas podem ser tratadas pela cauterização química. Lesões maiores devem ser tratadas pela eletrocoagulação, após anestesia local.
No caso das unhas encravadas serem o fator desencadeante do granuloma, estas devem ser tratadas. A colocação de um fino chumaço de algodão entre a unha e a carne lateral onde se formou o granuloma pode ajudar nos casos mais simples. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia para correção da unha encravada.
Em todos os casos, o tratamento deve ser feito ou coordenado pelo médico dermatologista.

Cuidados com as unhas:
- não corte as unhas até o "sabugo", deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
- não corte as unhas dos pés pelos cantos, isso evitará que elas encravem.
- não retire ou afaste as cutículas, elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos.
- evite usar endurecedores de unha, eles podem causar ressecamento e manchas.
- evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o "unheiro".
- deixar de usar esmaltes durante 1 semana por mês, usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.
- qualquer alteração como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.


NUNCA USE MEDICAMENTOS SEM O AUXÍLIO DE UM MÉDICO.

BJS e ATÉ

Um comentário:

Anônimo disse...

A minha unha ta igualzinha a essa aí... com "carne esponjosa"...O médico indicado para esse tipo de doença é o dermatologista ou a podologia?

Related Posts with Thumbnails