terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gentileza Gera Gentileza

OI! Meninas (os)

Hoje estou fazendo um trabalho para meu curso, e ao sentar não sabia o que fazer. Fui iluminada, pois é o que eu acho, nunca ia pensar nisso; estou numa faze de roupas e maquiagens. Sentei no computador e sem digitar NADA pensei: "_ Qual será o meu tema?" E do nada me lembrei do Profeta Gentileza, que tive a onra de ver e falar com ele quando todo o mundo virava as costas e torcia o nariz. Falei com ele, poucoas vezes, talvez 3 no máximo, pois eu era criança/adolecente e no fundo (não me lembro direito) deveria ser mico falar com ele.

Um pequeno resumo da vida de Gentileza.

O nome de “Profeta Gentileza” foi ganho porque vivia pregando o amor, a paz e jamais dizia a palavra “obrigado”, pois dizia que obrigado vinha de obrigação e preferia dizer “agradecido” e falava sempre “por gentileza”.
Ele era um empresário de transportes quando no início da década de 60 um circo pegou fogo em Niterói vitimando centenas de pessoas dois dias antes do Natal. Gentileza naquele dia disse ter ouvido “vozes” mandando largar o capitalismo e todo apego material.
O futuro profeta então pega um dos seus caminhões e parte rumo a Niterói e durante anos fez das cinzas e das marcas do incêndio no chão, uma plantação de flores.
Durante anos Gentileza passa a pregar nas barcas Rio-Niterói e deixa uma marca para sempre na cidade. Gentileza pinta mensagens de paz, amor e gentileza nas pilastras do Viaduto do Caju – o lugar mais cinza, feio e sem vida da cidade. Avenida do cemitério até a Rodoviária fica com seus dizeres marcantes pintados em preto, verde, amarelo num fundo branco. As mensagens são pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas mais humildes que chagam de ônibus da baixada e de Niterói.
Muitos estranham a forma singular de sua escrita e não entendem até hoje, mas ele escrevia muitas palavras de forma diferente. Amor com um R era amor material Amorrr com três R era um R do Pai, um R do filho e um R do Espírito Santo.
Gentileza vai pintando as dezenas de pilastras da avenida e acaba por promover uma das maiores intervenções urbanas de arte na cidade do Rio de Janeiro.
Um certo dia as “autoridades” mandam cobrir todo o trabalho de Gentileza com tinta cinza.
Só aí então as pessoas acordam surpresas com a reação da sociedade, pois cada um pensava que só ele gostava de ler as mensagens de Gentileza.
Pessoas então de destaque se levantam contra a violência das autoridades de apagar o trabalho e a “Arte de Gentileza”.
...
- O profeta Gentileza hoje é nome da Praça da Rodoviária, bem ao lado de sua arte restaurada.
- Sua vida vira filme, livro e tese em faculdades.
- Uma ONG é criada no Rio – Rio de Gentileza.
- A Escola de Samba Grande Rio faz de Gentileza seus Enredo através das mãos de Joãozinho Trinta.
- Mas talvez a homenagem mais famosa seja a música Gentileza de Marisa Monte.
♪ ≡ ♫ = ♪ = ♫ ≡ ♪ = ♫
[♪] Música do Dia – Marisa Monte Gentileza.

http://www.youtube.com/watch?v=EH0nCrfBLeE&feature=related

As restaurações que vem sendo feitas, são de péssima qualidade, pois como moro em Niterói e vou quase todos os dias ao Rio, as vejo sendo feitas. Para mim isso é uma pena, pois uma restauração feita de qualquer jeito degrada a arte tanto quanto um pixador.

Uma cidade sem Histórias é uma cidade morta.

BJS e GENTILEZA GERA GENTILEZA

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails